segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarantula



Heavy Metal Português

Fundada em 1981 pelos irmãos Paulo e Luís Barros, inicialmente com o nome de Mac Zac - que foi alterado para Tarantula no ano seguinte.
A banda de Valadares (Gaia) Portugal conquistou o seu lugar no panorama musical por mérito próprio, graças a duas demo e a inúmeros concertos, incluindo na Alemanha, que culminaram na gravação em 1987 do seu álbum de estreia, Tarantula, o primeiro disco de heavy metal português lançado por uma editora nacional.

O álbum foi um imediato sucesso de vendas, tornando os Tarantula um caso único em Portugal. Mas seria o seu sucessor, Kingdom of Lusitania (1990), a projectar o nome da banda internacionalmente, devido às excelentes críticas que recebeu, não só em vários países europeus, mas também em paragens mais remotas, como o Japão ou a América do Sul.

Deste reconhecimento resultaram propostas para actuar ao lado de nomes como os Deep Purple (nos dois concertos que a mítica banda de Ian Gillan e Roger Glover realizou em Portugal, em 1999), Manowar, Hammerfall, Gamma Ray ou Jag Panzer - para citar apenas alguns.

Pela sua qualidade como compositor e executante, o guitarrista Paulo Barros, que mantém uma carreira a solo paralela à dos Tarantula, foi o escolhido para abrir os espectáculos de 2008, em Lisboa e Porto, de Joe Satriani, provavelmente o mais importante nome da guitarra da actualidade na área do rock.

O impacto que a obra dos Tarantula causou nos circuitos internacionais levou ainda a que a banda fosse convidada a integrar o catálogo de uma das mais conceituadas editoras especializadas em heavy metal, a alemã AFM Records, que lançou Light Beyond the Dark (1998), Dream Maker (2001) e Metalmorphosis (2005).



Discography / Discografia:





Tarantula (LP, Transmédia, 1987)
Kingdom of Lusitania (LP, Polygram, 1990)
Tarantula III (CD, Numérica, 1993)
Freedom's Call (CD, Numérica, 1995)
Light Beyond The Dark (CD, AFM, 1998)
Dream Maker (CD, AFM, 2001)
Metalmorphosis (CD, AFM, 2005)

Agora, prestes a comemorar 30 anos de carreira, a mais antiga banda de heavy metal português no activo ultima "Spiral of Fear" a editar em breve.


www.tarantula-music.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário