segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ronnie James Dio



Morre aos 67 anos, cinco meses depois de ser diagnosticado com câncer de estômago. Ronnie James Dio, vocalista de heavy metal que substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath.

O roqueiro, descendente de italianos e norte-americanos de New Hampshire e nascido com o nome de Ronald James Padavona, também liderou sua própria banda, Dio, cuja música "Holy Diver", de 1983, marcou as rádios do rock clássico.

Ele também ajudou a popularizar o gesto feito com as mãos do "chifres de diabo", símbolo do heavy metal.

Dio conquistou sucesso inicialmente em 1975 ao integrar o grupo Rainbow, liderado pelo ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, e entrou para o Black Sabbath, expoentes do heavy metal, depois que Osbourne foi expulso em 1979.



Era líder do grupo Heaven & Hell, mas para os admiradores do rock mais pesado era acima de tudo um ex-Black Sabbath, uma das bandas mais icónicas das correntes do metal, que acabou por influenciar um sem número de grupos que pouco tinham a ver com esse género musical, como os Nirvana.




quarta-feira, 12 de maio de 2010

Killswitch Engage






Killswitch Engage, também conhecida como Killswitch (ou KsE), é uma banda de Metalcore formada em 1999, em seguida da saida de membros das bandas Overcast e Aftershock, proveniente de Westfield, Estados Unidos da América.

A banda chegou a fama com o lançamento de The End of Heartache com 500 mil exemplares vendidos nos Estados Unidos. A canção título foi indicada ao Grammy Award de 2005 e o DVD ao vivo (Set This) World Ablaze lançado em 2005. Killswitch Engage tem se apresentado em muitos festivais importantes como Wacken Open Air, Reading and Leeds Festivals, Ozzfest, Download Festival, Rock on the Range, Mayhem Festival, e o Australian Soundwave Festival.

Atualmente é considerada uma das bandas que serão o futuro do heavy metal como Trivium, Gojira, Lamb Of God e Mastodon.

A banda foi fortemente influenciada pelo Death. O som deles é uma mistura de riffs esmagadores, fúria, bumbos duplos e a combinação de vocal "limpo"(cantado) e "gritado". Outra notável característica na sua música é a grande utilização de power chords, juntamente com guitarras dobradas, harmonias entre vocais limpos e guturais, harmonias entre vocais, guitarras e baixos, e, o grande uso de Harmônicos Artificiais. A maioria das músicas da banda são afinadas em Drop C

Formação
Howard Jones - Vocal (2002-atualmente)
Adam Dutkiewicz - Guitarra, vocal (2002-atualmente)/Bateria (1999-2000)
Joel Stroetzel - Guitarra (1999-atualmente)
Mike D'Antonio - Baixo (1999-atualmente)
Justin Foley - Bateria (2003-atualmente)

Membros anteriores
Jesse Leach - Vocal (1999–2002)
Pete Cortese – Guitarra (2000-2001)
Tom Gomes - Bateria (2002–2003)

Discografia

Álbuns
Killswitch Engage (2000)
Alive or Just Breathing (2002)
The End of Heartache (2004)
As Daylight Dies (2006)
Killswitch Engage (2009)

Vídeos
World Ablaze (2005)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarantula



Heavy Metal Português

Fundada em 1981 pelos irmãos Paulo e Luís Barros, inicialmente com o nome de Mac Zac - que foi alterado para Tarantula no ano seguinte.
A banda de Valadares (Gaia) Portugal conquistou o seu lugar no panorama musical por mérito próprio, graças a duas demo e a inúmeros concertos, incluindo na Alemanha, que culminaram na gravação em 1987 do seu álbum de estreia, Tarantula, o primeiro disco de heavy metal português lançado por uma editora nacional.

O álbum foi um imediato sucesso de vendas, tornando os Tarantula um caso único em Portugal. Mas seria o seu sucessor, Kingdom of Lusitania (1990), a projectar o nome da banda internacionalmente, devido às excelentes críticas que recebeu, não só em vários países europeus, mas também em paragens mais remotas, como o Japão ou a América do Sul.

Deste reconhecimento resultaram propostas para actuar ao lado de nomes como os Deep Purple (nos dois concertos que a mítica banda de Ian Gillan e Roger Glover realizou em Portugal, em 1999), Manowar, Hammerfall, Gamma Ray ou Jag Panzer - para citar apenas alguns.

Pela sua qualidade como compositor e executante, o guitarrista Paulo Barros, que mantém uma carreira a solo paralela à dos Tarantula, foi o escolhido para abrir os espectáculos de 2008, em Lisboa e Porto, de Joe Satriani, provavelmente o mais importante nome da guitarra da actualidade na área do rock.

O impacto que a obra dos Tarantula causou nos circuitos internacionais levou ainda a que a banda fosse convidada a integrar o catálogo de uma das mais conceituadas editoras especializadas em heavy metal, a alemã AFM Records, que lançou Light Beyond the Dark (1998), Dream Maker (2001) e Metalmorphosis (2005).



Discography / Discografia:





Tarantula (LP, Transmédia, 1987)
Kingdom of Lusitania (LP, Polygram, 1990)
Tarantula III (CD, Numérica, 1993)
Freedom's Call (CD, Numérica, 1995)
Light Beyond The Dark (CD, AFM, 1998)
Dream Maker (CD, AFM, 2001)
Metalmorphosis (CD, AFM, 2005)

Agora, prestes a comemorar 30 anos de carreira, a mais antiga banda de heavy metal português no activo ultima "Spiral of Fear" a editar em breve.


www.tarantula-music.com

domingo, 2 de maio de 2010